FNA divulga vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

 

Publicado em: Setembro 13, 2018

Fonte: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

 

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anunciou, nesta quinta-feira (13/09), a relação dos vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2018. Neste ano, os profissionais premiados são a arquiteta e urbanista Carina Guedes, que desde 2013 encabeça o projeto ‘Arquitetura na Periferia’ em Belo Horizonte (MG), na categoria Setor Privado; os sócios Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, da AH! Arquitetura Humana, escritório de Porto Alegre (RS) que atua na promoção de políticas voltadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, na categoria Setor Público. A entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá no dia 23 de novembro, durante a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa), em Brasília (DF).

Segundo o presidente da FNA, Cicero Alvarez, a escolha dos laureados se baseou na relevância das iniciativas, considerando aspectos como os impactos nas áreas social, política, tecnológica e científica. “A premiação é um reconhecimento a ações, projetos e obras com importante alcance social e humano”, afirma Cicero. Eduardo Bimbi, ex-presidente da FNA e membro do Conselho Consultivo, reforça que a premiação tem o propósito de destacar a trajetória de profissionais que ainda não são reconhecidos, apesar dos trabalhos de grande importância em nível social. “São modelos não tão festejados, mas cujas boas práticas e ideias adotadas durante todo percurso trazem resultados para a sociedade”, pontua.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano homenageia profissionais que se destacaram por atuação em atividades ligadas à arquitetura e urbanismo, impulsionando o aperfeiçoamento e a valorização da função social da profissão.

Prêmio Setor Privado: Carina Guedes e a Arquitetura na Periferia
Desde 2013, arquiteta Carina Guedes encabeça o projeto ‘Arquitetura na Periferia’. A profissional está à frente do trabalho que presta ampla assessoria a mulheres de comunidades carentes da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é incentivar as mulheres para que elas próprias promovam melhorias em suas casas e até mesmo a construção de suas unidades habitacionais, por meio de empoderamento e protagonismo feminino no canteiro de obra.

Letícia Miguel, diretora de Política Públicas do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SADF), conheceu o projeto em julho deste ano, fato que a motivou a indicar o trabalho vencedor. “Acompanhei pessoalmente algumas oficinas e pude constatar o mérito dessa iniciativa junto às comunidades de Belo Horizonte, capitaneado com recursos próprios retirados da sua própria bolsa de estudos. Ela mesma vai à comunidade, identifica mulheres com predominância de mobilização social e explica o objetivo do seu projeto”, pontua Letícia. No trabalho de Carina Guedes, a voz feminina ganha vez, pois são as mulheres – muitas delas chefes de família – que decidem o tipo de obra que será feita, montam o orçamento e o plano de execução.

Prêmio Setor Público: AH! Arquitetura Humana e a Cartilha de ATHIS

A premiação de 2018 vai para os quatro sócios do escritório de Porto Alegre AH! Arquitetura Humana, Franthesco Spautz, Lola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, que visa a promoção de políticas voltadas à ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Os sócios, com especialização em arquitetura da cidade, desenvolveram, dentre outros projetos vinculados à ATHIS, a Cartilha da ATHIS para o CAU/SC, que propõe uma estratégia de implementação a partir de práticas já utilizadas tanto pelo setor público como pelo privado e reunindo todos os serviços técnicos da arquitetura e áreas afins para garantir o direito à moradia digna das famílias de baixa renda. O trabalho vencedor do AH! marca um esforço para avançar nesse propósito ao explorar as diversas arenas de atuação do arquiteto e urbanista. “Fiquei impressionado com o trabalho da equipe em uma área tão sensível e sem referências anteriores. Após um primeiro contato, comecei a conhecer melhor outros projetos também realizados com imensa responsabilidade e qualidade”, justifica Ângelo Arruda, arquiteto e urbanista e integrante do Conselho Consultivo da FNA.

Prêmio FNA 2018: Filme Era o Hotel Cambridge

Em sua primeira edição, o prêmio FNA 2018 foi criado para destacar pessoas, organizações, eventos e obras de profissionais de outras áreas que contribuíram para as lutas da categoria. Na estreia da premiação, o reconhecimento ficou com a indicação do SASP para o filme “Era o Hotel Cambridge”, da cineasta e diretora Eliana Caffé. Nele, foi abordado um dos temas mais atuais e urgentes das cidades brasileiras, que é o acesso à moradia pela população de baixa renda, retratando o episódio de ocupação do prédio do hotel pela Frente de Luta por Moradia, em plena área central de São Paulo. As filmagens, que duraram cerca de dois anos, culminou no filme que ganhou ampla repercussão ao expor para o mundo a ocupação do espaço por quase duas centenas de famílias das mais diversas culturas, costumes e idiomas. “O trabalho retrata um dos mais sérios problemas do Brasil e ao mesmo tempo revela que não se trata de algo peculiar ao Brasil, mas de todo o mundo, pois na ocupação também estão imigrantes e refugiados”, destaca Maurílio Chiaretti, presidente do SASP, ao enaltecer a criatividade da cineasta que conseguiu unir com brilhantismo realidade e ficção em um tema cotidiano. “O filme vai ao encontro de uma das pautas prioritárias da FNA, que é o de propiciar o direito à moradia em imóveis desocupados nos centros das cidades e não na periferia. Reconhecemos um trabalho que não é propriamente um projeto de arquitetura, mas uma iniciativa que promove um olhar diferenciado sobre a arquitetura que fortalece e enriquece a profissão”, pontua Valeska Pinto, arquiteta e urbanista, ex-presidente da FNA e integrante do Conselho Consultivo que elegeu os vencedores.