Concurso ”Casa da Sustentabilidade” Parque Taquaral

AH! Arquitetura Humana + Enggram Premiada como Projeto Destaque

A relação arquitetura e paisagem se convertem em uma interpretação do desenho dos caminhos sinuosos e paisagem encontrada no Parque Portugal. Portanto, o natural deu forma ao projeto, e a silhueta do edifício é mais um layer no local, uma extensão do parque, conectando os equipamentos existentes no entorno.

O resultado desse projeto é uma experiência física e mental. Uma obra que atinge todos os sentidos (tato na textura das paredes, o olfato no perfume da natureza, a audição no som da água,…)

Este projeto estende-se sobre o terreno, com zonas de pátio em contraponto com as zonas fechadas, aumentando a área de ocupação sobre o mesmo, estas zonas estão conectadas por uma grande cobertura / mirante. O caminho da água estende-se pelo espaço e conecta o “prédio-paisagem” erando ambientes protegidos da luz mas também ao ar livre.

A Casa da Sustentabilidade foi projetada para ser um organismo vivo, que muda suas texturas e cores ao passar do ano. Tonalidades verdes são encontradas na primavera, já no outono quando suas folhas estiverem secas veremos predominância do ocre.

No momento em que o visitante segue o caminho de corredores, ele descobre exposições e técnicas de sustentabilidade, onde o edifício torna-se a própria exposição, veremos tecnologias vernaculares e avançadas . Nele encontraremos um módulomóvel que ao ser removido do prédio e levado para outros locais da cidade torna-se um elemento conector do parque com a população. Crianças e adultos poderão plantar nesse módulo móvel e após retornar ao parque, poderá ser visitado para acompanhar o desenvolvimento da planta até seu uso final.

 



DIRETRIZES GERAIS DE INTEGRAÇÃO COM O PARQUE

 

 

 



DIRETRIZES DE IMPLANTAÇÃO DO EDIFÍCIO

 

 MATERIALIDADE E SISTEMA ESTRUTURAL

   PLANTA BAIXA 

MÓDULO ITINERANTE

CORTE AA

CORTE BB

CORTE CC

ELEVAÇÕES

ELEVAÇÃO SUL

ELEVAÇÃO LESTE

ELEVAÇÃO OESTE

ELEVAÇÃO NORTE

DIAGRAMA GERAL DE SUSTENTABILIDADE

 

SISTEMAS DE SUSTENTABILIDADE