42º ENSA reúne arquitetos e urbanistas em Brasília

Publicado em: Novembro 20, 2018

Fonte: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

O 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) será o primeiro realizado após as eleições presidenciais deste ano, e chega com a certeza de que entraremos em um período de austeridade política e econômica, na qual as políticas públicas voltadas para a moradia darão lugar a outras prioridades. Este cenário estará presente nas discussões e avaliações que serão realizadas pelos palestrantes e participantes do ENSA. Organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com apoio do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (Sindarq/DF), o encontro ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Cullinan Hplus Premium, em Brasília.
Na pauta do evento estão importantes temas para o futuro dos profissionais, da população e das cidades, como habitação de interesse social e assistência técnica pública e gratuita, negociação sindical e um debate sobre as profissões no Brasil e no mundo. A programação conta com palestras do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Georg Hahn, do historiador Fernando Horta e da Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga.
O 42º ENSA também será palco para a entrega do 13 º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2018, criado para destacar pessoas, organizações, eventos e obras de profissionais de outras áreas que contribuíram para as lutas da categoria. Os prêmios de Arquiteto e Urbanista do Ano vão para a arquiteta e urbanista Carina Guedes, vencedora na categoria Setor Privado com o projeto “Arquitetura na Periferia”, em Belo Horizonte (MG), e para os arquitetos e urbanistas da AH! Arquitetura Humana, Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso. A equipe venceu na categoria Setor Público com Cartilha de ATHIS. O vencedor do Prêmio FNA 2018 é o filme “Era o Hotel Cambridge”, da cineasta Eliane Caffé. A obra aborda o acesso à moradia pela população de baixa renda, retratando o episódio de ocupação do prédio do hotel pela Frente de Luta por Moradia, na área central de São Paulo.
Para o presidente da FNA, Cicero Alvarez, o encontro será um momento ímpar para definir as diretrizes para o próximo ano, tanto da FNA quanto dos sindicatos. “Também será ocasião de estabelecer parcerias para enfrentar o futuro que se avizinha num cenário de cortes de verbas para a saúde, educação, habitação e saneamento”, afirma, lembrando a aprovação da Emenda Constitucional que reduz o teto de investimentos e a ausência dos temas citados no plano de governo do novo presidente.
O segundo vice-presidente da FNA, Edinardo Rodrigues Lucas, ressalta que, neste ano, em comemoração aos dez anos da lei de assistência técnica, a federação, juntamente com os sindicatos, irá voltar as atenções ao tema e tentar fazer uma leitura que traga colaborações para possíveis revisões da legislação. “O ENSA é importante espaço para que dirigentes sindicais se qualifiquem e levem para seus estados novas experiências que possam colaborar para que o arquiteto e urbanista tenha condições dignas de trabalho, sendo valorizado enquanto profissional, o que pode e deve trazer segurança e qualidade de vida nas cidades”, pontua.
Para o presidente do Sindarq DF, Danilo Matoso, a palavra-chave desta edição do ENSA é diversidade, tanto quanto à atuação dos sindicatos para manterem-se ativos como no sentido de buscar novos campos de trabalho aos arquitetos e urbanistas, ampliando atuação nas diversas classes sociais. “Os sindicatos terão espaço para compartilhar as experiências e, sobretudo, para a aprender”, garante.
Confira a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (Cullinan Hplus Premium – Setor Hoteleiro Norte – SHN Quadra 04, Bloco E):
Dia 23/11/2018 – Sexta-feira
8h30min – Oficina: Habitação de Interesse Social e Assistência Técnica Pública e Gratuita. Mediação AH e SASP.
11h30min – Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR. Andrea Lucia Vilella Arruda, Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, e Ormy Leocádio Hutner Júnior, SECCS/FNA.
12h30 – Almoço
14h – O Mundo do Trabalho do Arquiteto e Urbanista, com Martin Georg Hahn, Diretor da OIT no Brasil, e José Carlos Neves Loureiro, Secretaria de Relações de Trabalho da FNA. Mediação: Jeferson Salazar.
15h30min – Intervalo
15h45min – Relato dos Sindicatos. Coordenação Fernanda Simon e Cicero Alvarez
17h. Negociação Sindical: José Carlos Neves Loureiro, Secretaria de Relações de Trabalho da FNA, César Henrique Schütz, Assessoria de formação da FNA, e Cristiane Maia, Assessoria Jurídica da FNA.
18h30min – Sistema TCS para CSU e arquivos retorno: Humberto Damilano, Assessoria da FNA
19h – Intervalo
20h – Abertura oficial e Cerimônia dos Prêmios FNA e Arquiteto e Urbanista de 2018
21h – Lançamento do CD Água de Viver do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda
Dia 24/11/2018 – Sábado
8h30min – A conjuntura do Brasil atual, com o historiador Fernando Horta e a Maria José Braga, Presidente da FENAJ. Mediação Edinardo Rodrigues Lucas
10h30min – O CAU e sua estruturação. Valeska Peres, Eduardo Bimbi e Ângelo Arruda
12h – Almoço
13h30min – Discussão e aprovação da revisão do Estatuto da FNA. Cicero Alvarez, Valeska Peres.
15h – Regimento eleitoral da FNA para as eleições 2019. Cicero Alvarez, Jeferson Salazar e Newton Burmeister.
16h – Definição dos locais da Ampliada e do ENSA Eleitoral de 2019. Eleonora Lisboa Mascia e Juliana Betemps.
16h30min – Intervalo
16h45min – FNA no Congresso da UIA2020. Edinardo Lucas, Eduardo Bimbi, Rodrigo Bertamé e Jeferson Salazar.
17h30min – Atividades de formação e discussão. Temas: Formas de evitar a dependência do CAU, cobrança de contribuição social, campanhas 2019, Planos de saúde e outros benefícios, estratégias de aproximação com os novos arquitetos. Fernanda Simon, Juliana Betemps, Cicero Alvarez, Ormy Leocádio Hutner Júnior e Carolina Jardine.
19h – Intervalo
20h – Festa Arquitetos DF e IAB-DF
Dia 25/11/2018 – Domingo
8h30min – Prestação de Contas da Diretoria Executiva da FNA
9h30min – O mundo do trabalho e os rumos dos nossos sindicatos. Juliana Betemps, Fernanda Simon, Cicero Alvarez e Valtuir Silveira
11h30min – Limite para entrega das propostas e moções.
12h – Almoço
13h30min – Debate e deliberação: Propostas e deliberações FNA e Sindicatos para 2019. Eleonora Mascia, Edinardo Lucas e Cicero Alvarez
15h45min – Projetos de Lei, Normas ABNT e Portal de Manifestações do CAU. Eleonora Mascia, Cicero Alvarez e Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR
16h45min – Moções do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo. Edinardo Lucas
17h30min – Encerramento: Arquitetos DF e FNA.