Moradia social e democratização das cidades são tema de evento em Pelotas

 

Assentamento 20 de Novembro, em Porto Alegre, é um dos exemplos de investimento em moradia popular. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Publicado em: 

Fonte:  SUL21

Para o Sindicato de Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), falar sobre moradia e sobre o papel dos arquitetos se torna ainda mais importante em meio a esse cenário. Assim, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), será realizada a segunda edição do Saergs Na Estrada. O evento irá propor um debate em Pelotas (RS) sobre o direito das famílias de baixa renda de acessarem serviços de Arquitetura e Urbanismo gratuitamente.

O enfoque principal será na ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social), legislação assinada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. A lei completa 10 anos em 2018. Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, é preciso fugir dos estereótipos de mercado que imprimem uma imagem elitizada à Arquitetura e Urbanismo.

“Pelotas, assim como outras cidades do Rio Grande do Sul, precisa debater e pensar a Arquitetura e Urbanismo como uma ferramenta de redução da pobreza e das diferenças sociais, e nós, os profissionais dessa área, precisamos atuar como agentes de qualidade de vida e de saúde pública”, ressaltou. O debate também contará com a participação dos arquitetos do AH! Arquitetura Humana, que deverão compartilhar sua experiência recente sobre o projeto de revitalização do Assentamento 20 de Novembro. 

O evento acontecerá na terça-feira (08), das 18h às 21h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAU/UFPEL). As inscrições  são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail (saergs@saergs.org.br) ou no evento.