Publicado em: Dezembro , 2016
Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia
Acreditando na arquitetura socialmente responsável e comprometida com a cidade, a jovem arquiteta gaúcha Paola Maia Fagundes, também participará, junto com Ângela Gordilho e Edinardo Lucas, do Painel Arquitetando e Transformando, evento integrante da programação do Dia do Arquiteto e Urbanista 2016 do CAU/BA e que será mediado pelo Prof. Luiz Antônio de Souza.
Em 2013, Paola e seus sócios Franthesco e Taiane, iniciaram processo de estudo sobre a importância da participação do usuário para a construção do espaço e o papel do arquiteto de responder a livre apropriação humana e não como o determinador exclusivo da dinâmica espacial. Este grupo de estudos originou o AH! Arquitetura Humana, buscando projetos norteados pela ideia de que arquitetura e urbanismo estão intrinsecamente conectados, podendo criar lugares que contemplem a escala humana, envolvam o usuário, fomentem as relações e contribuam para uma cidade mais justa e inclusiva.
O escritório faz parte do Acervo Independente, um espaço promove a cultura, a liberdade de expressão, a experimentação em arte de maneira acessível, feiras, eventos e intervenções em espaços públicos. “Fazer parte de um espaço colaborativo contribuiu para o entendimento da equipe da necessidade de transcender a relação meramente comercial dos serviços de arquitetura. Muitos trabalhos são feitos por militância, a exemplo do Assentamento 20 de Novembro, onde no início os trabalhos foram iniciados voluntariamente pela equipe, que depois tornou-se a responsável técnica”, destaca Paola.
O Assentamento 20 de Novembro é uma moradia localizada na região central de Porto Alegre, vinculada a todas as ofertas de equipamentos necessários para a sobrevivência humana. “Não é uma luta por abrigo, mas sim uma luta de inserção de direito à cidade”, afirma a arquiteta. Resultado de um processo que iniciou em 2006, com ocupações, remoções para executar projetos da Copa do Mundo, até que em 2016 foi assinado um decreto destinando o imóvel federal em situação de abandono para moradia popular.
Sobre o Painel Arquitetando e Transformando, Paola entende que eventos desta natureza abrem espaço para o diálogo de arquitetos, ampliando o debate dos temas referentes à cidade. “É fundamental pensar em prol da coletividade gerando, a partir desta conversa, um retorno positivo para a sociedade”, diz Paola.

Currículo de Paola Maia:
Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Co-Fundadora do Escritório AH! Arquitetura Humana. Vencedora do Concurso CICOP Chile 2016.
SERVIÇO:
DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2016
ONDE: Bahia Othon Palace
QUANDO: 15 de dezembro, quinta-feira
Painel Arquitetando e Transformando: 15h às 17h30
Palestra com Gustavo Restrepo: 19h às 21h
INSCRIÇÕES GRATUITAS:
Painel Arquitetando e Transformando: https://goo.gl/tzj17n
Palestra Gustavo Restrepo: https://goo.gl/Wsfykt